Assembleia de Educação dos Povos Indígenas do Rio Negro

Acontece entres os dias 11 a 13 de Maio, no Auditorio do IFAM/SGC, a Assembleia de Educação dos 23 Povos do Rio Negro, que é resultado de reivindicação de lideranças indígenas e  professores, atendendo a reivindicação  a FOIRN Encaminhou projeto para realizar assembleia  e foi aprovada  com o TEMA: DIREITOS E QUALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA coordenada pelo Departamento de Educação e Diretoria Executiva da FOIRN. Durante os  03 dias de reunião PARTICIPANTES e LIDERANÇAS estarão discutindo sobre os TERMOS DE ACORDOS PACTUADOS ENTRE AS INSTITUIÇÕES assinadas pelos representantes legais sobre Educação no ano de 2003 a 2006.  Na ocasião o representante de cada escola apresentará o  relatorio da situação atual da Educação Escolar Indígena nas comunidades e Escolas no rio negro e Avaliação do Territorio Etnoeducacional  do Rio Negro.
Segundo o Juscelino, coordenador do departamento, estão sendo aguardando 200 participantes ou mais  na assembleia vindo de 05 subregionais CABC, COIDI, COITUA, CAIARNX e CAIBRM, lamentando a ausência do MEC, que era o mais esperado para esta  Assembleia.

O resultado desta assembléia  será encaminhada as instituições competentes para atender as demandas das comunidades e escolas, com isso a FOIRN espera trazer melhoria  na QUALIDADE DE EDUCAÇÃO AO POVO DO RIO NEGRO.

Texto  – Braulina  Baniwa

4 respostas para “Assembleia de Educação dos Povos Indígenas do Rio Negro”.

  1. Avatar de eliena dos santos rodrigues
    eliena dos santos rodrigues

    concerteza isso é muito bom para nós indigenas, deixo uma sugestão é sempre bom encentivar a universidade publica onde os jovens possam levar adiante uma educação diferenciada futuramente é bom lembrar que a universidade federal do Pará esta no terceiro ano fazendo o processo seletivo indigena e devemos ensentivar se não o processo pode terminar ja que o numero de indigenas é menos do que deveria .eu estudo bilmedicina na universidade federal do Pará curso biomedicina sou baré de santa isabel do rio negro minha mãe é professora ela é baniwa e meu pai baré também muito conhecido em sirn professor eliomar.fico triste de observar tantos jovens podendo estarem estudando estao bebendo gostaria de participar da divulgação desse processo seletivo indigena vamos viajar para varias aldeias aqui no Pará para divulgar gostaria de dilvulgar ai no rio negro faço parte da primeira associação de estudantes indigenas da ufpa quero ajudar o meu povo rio negrino .

  2. Então, queremos lhe parabenizar pelo seu compromisso em relação ao movimento indígena e sua identificação, muito jovens do rio negro estudam em outros estados mas não se identificam, pode contar com FOIRN.

    1. Avatar de eliene dos santos rodrigues
      eliene dos santos rodrigues

      muito obrigada vou mandar para foirn o nosso projeto de extensão indigena da associaçao em breve falta alguns detalhes .

  3. Parabéns pela iniciativa e, gostaria de receber material sobre as conclusões do evento. Estudando as relações entre Educação e Comunicação, creio que eventos assim têm o poder de impulsionar reflexões para abranger mais pessoas ao comprometimento dessa causa. Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: