//
você está lendo...
Educação Escolar Indígena, Eventos, Seminários de Educação Escolar Indígena

Experiências e Desafios na Gestão Pública por Domingos Sávio Camico

O blog da FOIRN conversou com o Domingos Sávio Camico, liderança da etnia Baniwa, atual vice-prefeito e secretário de educação do município de São Gabriel da Cachoeira, durante o Seminário Rio Negro de Educação Indígena.

Imagem

“ Ter a experiência de gestor público é positiva e desafiadora, considerando que teve toda a sua formação no movimento indígena, novos aprendizados e muitas batalhas a serem vencidas no exercício de secretário municipal.

A proposta na atuação da SEMEC é a consolidação da política de educação escolar indígena no município, desde a formação dos professores indígenas, incluindo as ações de apoio produção de material didático, elaboração de projetos políticos pedagógicos e merenda regionalizada. Mas existe muitas dificuldades e enfrentamentos na gestão municipal, a formação do corpo técnico da SEMEC para garantir a atuação em campo é a primeira urgência a ser garantida. Além de toda dificuldade com as burocracias da gestão pública.

Quanto a política do Território Etnoeducacional a participação do governo municipal é assegurar o cumprimento das responsabilidades pactuadas no termo de acordo entre as instituições. A expectativa é ter um apoio maior de financiamento do Ministério de Educação, que considere um financiamento que garanta a logística do município (mais de 200 mil km2).

A expectativa ter o apoio do MEC para o município de São Gabriel da Cachoeira ter um Plano de Ações Articuladas – PAR diferenciado e específico, considerando a diversidade dos 31 povos indígenas na região do alto rio Negro e pretendemos retomar o projeto de formação do quadro de Assessores Pedagógicos Indígenas – APIs.”

 

Por Renato Martelli/ISA, Ray Benjamim/FOIRN e Laise Diniz/ISA

Anúncios

Sobre FOIRN - Comunicação

Somos a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro a entidade sem fins lucrativos, fundada em 30 de abril de 1987, para lutar e defender os direitos dos povos indígenas do alto Rio Negro.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 59,237 Visitas

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 61 outros seguidores

Agenda da Foirn

junho 2014
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Publicações

Foirn no twitter

%d blogueiros gostam disto: