//
você está lendo...
Povos do Rio Negro, Saúde indígena

37ª Reunião do CONDISI Alto Rio Negro encaminha propostas para a melhoria da Saúde Indígena no Rio Negro

DSC_0566

Mais de 120 pessoas participaram  da 37ª Reunião do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Alto Rio Negro, realizado entre os dias 15 a  17/03, no Auditório  da UEA em São Gabriel da Cachoeira. O evento reuniu 40 conselheiros locais de saúde de todas as calhas do Rio Negro, (dos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira).

Vários problemas relacionados à Saúde Indígena na região do Alto Rio Negro foram discutidos e debatidos durante os três dias de reunião. Através dos debates realizados foram encaminhados propostas para o DSEI – Alto Rio Negro e para a Missão Evangélica Caiuá. Conheça os encaminhamentos aqui: documento final e encaminhamentos.

Fortalecimento do Controle Social 

DSC_0540

Marivelton Rodriguês – Presidente da FOIRN

Presente na reunião a FOIRN, representada pelos diretores, coordenadores regionais e várias lideranças indígenas, cobrou o fortalecimento do CONDISI Alto Rio Negro no cumprimento de seus objetivos, bem como também o fortalecimento da participação dos conselheiros de saúde nas bases.

“Daqui pra frente precisamos prestar atenção no fortalecimento do controle social, de assumir o papel que é nosso. Nós temos que defender de corpo e alma, se possível com a vida a causa indígena, dos nossos parentes pela melhoria da qualidade de atenção à Saúde dos povos indígenas do Rio Negro”, disse  Marivelton Rodriguês Barroso, presidente da FOIRN.

Coordenação para 2017-2020 é eleita

DSC_0475

Dir. a esq. Elton José e Frederico Rodriguês

No último dia da reunião pela parte da tarde, foi feita a eleição dos novos membros do CONSI para a gestão 2017-2020. Foram formadas duas chapas (chapa 1: Frederico Rodrigues e Elton José – chapa 2: Nildo Fontes e Maristela). A chapa 1 foi a vencedora com 20 votos.

O principal desafio da coordenação eleita é o fortalecimento do CONDISI e o acompanhamento do processo de reorganização do DSEI Alto Rio Negro iniciado desde 2016.

Marivelton lembrou  à coordenação eleita  que o instrumento de trabalho  é o regimento interno do conselho, onde as atribuições e responsabilidades estão colocadas. E coloca a FOIRN a disposição para contribuir e acompanhar.

E  reafirmou que os desafios maiores na luta pelos direitos, em especial à Saúde Indígena estão no âmbito do próprio governo brasileiro.

Em seu discurso de agradecimento, o presidente eleito disse que para fortalecer o controle social é preciso unir e trabalhar em conjunto com o movimento indígena que também desempenha o papel de controle social das políticas públicas voltadas aos povos indígenas.

 

Anúncios

Sobre FOIRN - Comunicação

Somos a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro a entidade sem fins lucrativos, fundada em 30 de abril de 1987, para lutar e defender os direitos dos povos indígenas do alto Rio Negro.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 65,804 Visitas

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 70 outros seguidores

Agenda da Foirn

março 2017
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Publicações

Foirn no twitter

%d blogueiros gostam disto: