Em sua vinda à São Gabriel da Cachoeira, o Reitor do IFAM, visitou a Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro), na tarde desta quarta-feira com objetivo fortalecer a parceria entre as duas instituições.

O diretor vice-presidente da Foirn, Nildo Fontes recebeu na tarde desta quarta-feira (27/09), o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco e sua comitiva, acompanhados pelo Diretor Geral do IFAM-Campus São Gabriel da Cachoeira, Elias Brasilino, para tratar do fortalecimento da parceria entre o instituto e a federação.
A Foirn e o IFAM-Campus São Gabriel da Cachoeira são parceiros especialmente na discussão de políticas de educação específicas para os povos indígenas do Rio Negro, e mais recentemente sobre a formação de lideranças indígenas sobre o tema de cooperativismo no Rio Negro.
Venâncio reconheceu a importância do trabalho e a atuação da Foirn no Rio Negro e afirmou que o IFAM deve chegar a todas as etnias do Rio Negro.
“Vocês tem muito a ensinar e a contribuir para que as ações o instituto sejam ampliados na região. Temos que fazer com que as ações do instituto através do Campus São Gabriel da Cachoeira chegue à todas as etnias que vivem aqui”, disse o reitor.
Termo de cooperação
Na linha de fortalecimento da parceria, o Reitor assumiu o compromisso de iniciar a construção de um termo de cooperação permanente entre as duas instituições para fortalecer e ampliar as ações do Campus São Gabriel da Cachoeira no Rio Negro.
O diretor da FOIRN, Nildo Fontes afirmou que existe uma demanda e necessidade de ampliar as ações o instituto na região do Rio Negro, que abrange os três municípios. E a importância do fortalecimento da parceria.
“O IFAM precisa fortalecer e manter permanente suas ações nas as Terras Indígenas no Rio Negro, apoiando as ações de desenvolvimento das comunidades indígenas”, frisou diretor da Foirn.
O reitor recebeu publicações da Foirn e seus parceiros (livros, Cd de música e DVD) e visitou a Casa de Produtos Indígenas do Rio Negro.
Colação de grau da turma de professores indígenas e visita as comunidades fazem parte da agenda.
Na sexta-feira (29/09), o reitor vai participar da cerimônia de colação de grau de 32 professores indígenas do Curso de Formação de Professores Indígenas com habilitação em Física, realizado pelo IFAM-Campus São Gabriel da Cachoeira.
Nos dias de sexta-feira e sábado vai visitar algumas comunidades indígenas no Rio Negro.
Deixe um comentário