//
você está lendo...
Jovens Indígenas, Jovens Indígenas do Rio Negro, Jovens indígenas no ensino superior, Vestibular Indígena

Unicamp e Ufscar farão seleção unificada para estudantes indígenas em São Gabriel da Cachoeira (AM)

Departamento de Adolescentes e Jovens Indígenas da Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro), comemora uma importante conquista da juventude indígena do Rio Negro essa semana: pela primeira vez a Unicamp e Ufscar farão um processo de seleção unificado de candidatos em São Gabriel da Cachoeira. O lançamento do edital está previsto para junho, as inscrições em setembro e provas em dezembro.

1052599_490484391032465_179365202_o

Cartaz elaborada pela juventude indígena do Rio Negro, durante assembleia em julho de 2013

A cada ano, o número de candidatos indígenas no município de São Gabriel da Cachoeira aumenta. Em 2017, foram mais de 300 inscritos. Embora o local da aplicação da seleção tenha sido em Manaus, muitos não conseguem fazer o processo devido ao alto custo de deslocamento até a capital do estado.

Diante dessa crescente demanda, representando as reivindicações da juventude rionegrina, a Foirn através do Departamento de Juventude, protocolou em fevereiro deste ano um abaixo assinado com mais de 300 assinaturas, lida e aprovada durante a Reunião do Conselho Diretor. O documento foi direcionado para instituições de ensino superior reivindicando a adequação das políticas de acesso e permanência de estudantes indígenas nas universidades, entre estas instituições a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

A mobilização contou com a força do movimento de estudantes indígenas da Ufscar, representando por Daniel Rodrigues Teles, Arapasso, estudante de engenharia de produção, que desempenha um importante papel de luta pela ampliação e tornar cada vez mais acessível o ingresso à universidade pelos jovens indígenas.

906280_661992160548353_6786113624863854669_o

Adelina Sampaio, Coordenadora do Departamento de Jovens Indígena da Foirn

Para Adelina Sampaio, coordenadora do departamento que representa a juventude indígena na Foirn, a realização do processo seletivo em São Gabriel da Cachoeira, é mais uma conquista dos povos indígenas do Rio Negro. “Agora nossos jovens indígenas poderão fazer a prova aqui em São Gabriel, representa um grande avanço na luta pelos direitos indígenas, em especial, dos jovens indígenas, que há anos buscam essa oportunidade”, comemora.

Em março deste ano, o Presidente da Foirn, Marivelton Rodriguês Barroso, foi convidado pela Ufscar para dar uma palestra no campus sobre a importância do ensino superior para os povos indígenas do Rio Negro, onde reforçou a importância da realização da prova de seleção em São Gabriel da Cachoeira, diante da grande demanda na região.

Unicamp em decisão história cria vestibular indígena: a prova também será em São Gabriel

Em decisão histórica, a Unicamp aprovou cotas étnico-raciais e as medidas passam a ser aplicadas em 2018. A universidade de Campinas segue os passos e conta com a experiência bem sucedida da Universidade Federal de São Carlos (UFsCar). Durante um workshop promovido no dia 4 de maio realizada pela Comissão Permanente de Vestibulares (Comvest), sobre a experiência de dez anos da UFsCar na aplicação de um vestibular indígena, criou o Grupo de Trabalho “Inclusão Indígena na Unicamp”. A luta pela criação de cotas étnico-raciais e Vestibular Indígena nas universidades públicas brasileiras é uma luta antiga do movimento indígena brasileiro, que aos poucos vem sendo conquistado.

Leia  também: Unicamp avança nas ações para inclusão de povos indígenas na graduação

Anúncios

Sobre FOIRN - Comunicação

Somos a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro a entidade sem fins lucrativos, fundada em 30 de abril de 1987, para lutar e defender os direitos dos povos indígenas do alto Rio Negro.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 73,583 Visitas

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Agenda da Foirn

maio 2018
S T Q Q S S D
« abr    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Publicações

Foirn no twitter

  • RT @socioambiental: A força e a coragem das mulheres na luta pelos seus direitos! O XI Encontro de Mulheres Indígenas do Rio Negro reuniu r… 2 days ago
  • turismo de pesca esportiva nas tis uneuixi e jurubaxi-téa: seleção de propostas, até 28/05 bit.ly/2wx0Nls 2 weeks ago
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: