//
você está lendo...
Bacia Amazônica, Foirn

Foirn fortalece aliança com movimento indígena nacional e internacional

IV Congresso da Coica – Coordenação das Organizações Indígenas da Cuenca (Bacia) Amazônica – reuniu 40 povos indígenas do Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Bolívia, no Amapá

coiab delegação

Entre os dias 18 e 21 de junho, foi realizado o IV Congresso da Coica, na Universidade Federal do Amapá, em Macapá. Na ocasião, uma série de eventos se juntaram a essa grande celebração dos povos indígenas da Bacia Amazônica: o I Chamado Internacional dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará; II Encontro de Mulheres Indígenas da Bacia Amazônica, IV Cúpula da Amazônia e também a X Assembleia Geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica). Esses eventos promoveram atividades como feiras, palestras, mesas redondas e ações culturais, criando amplo espaço de discussão de temas relevantes para os povos indígenas na atualidade, como mudanças climáticas, demarcação de terras e ampla defesa dos direitos dos povos indígenas.

Outro destaque foi a grande participação das mulheres indígenas no evento, como ressaltou uma das coordenadoras da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), Angela Kaxuyana, em entrevista dada à Amazônia Real. “Hoje a gente tem uma garantia da participação entre os delegados, de 50% das participações de lideranças indígenas, mas foi uma conquista muito grande das mulheres, que durante muitos anos vinham cavando este espaço para ter uma participação de maneira igualitária aos homens. A gente sempre costuma dizer que não é uma forma de afronta, de disputa com as lideranças homens, é uma forma de realmente garantir a participação igual de soma”, ressalta Angela Kaxuyana.

Veja mais: http://amazoniareal.com.br/povos-indigenas-debatem-clima-territorios-e-politicas-publicas-no-1o-chamado-em-macapa/

Rio Negro na Coica

Marivelton Barroso, Baré, presidente da Foirn e a diretora Almerinda Ramos, Tariana, estiveram presentes ao evento, assim como as lideranças Cecília Albuquerque (Associação dos Artesãos Indígenas de São Gabriel da Cachoeira), Maximiliano Correa (Coica/Foirn) e Rosilda Cordeiro (Associação das Mulheres Indígenas da Região de Taracuá). Para o presidente da Foirn, a presença dos povos do Rio Negro no evento foi  para fortalecer a aliança com as organizações indígenas e povos dos países da Bacia Amazônica.

“É fundamental fortalecer o movimento indígena no âmbito nacional e internacional para discutir caminhos e planejamento estratégico de futuro dos povos indígenas voltado ao desenvolvimento sustentável, defesa do território, demarcação continuada das Terras Indígenas no Brasil e titularização dos territórios indígenas em outros países”, destaca Marivelton, o mais jovem presidente da Foirn, com 27 anos.

No Congresso, a Foirn apresentou o histórico de luta dos povos indígenas do Rio Negro pelos direitos, suas conquistas e desafios atuais, contribuindo com sua experiência de 31 anos de atuação para o fortalecimento da aliança dos povos indígenas na América Latina e no mundo. As lideranças destacaram que os povos indígenas da Amazônia podem ter nacionalidades, culturas, tradições e costumes diferentes, mas possuem causas comuns. Os indígenas têm a mesma luta pelos direitos territoriais e desafios como o fortalecimento da autonomia, da economia indígena sustentável, e gestão territorial e ambiental nos territórios demarcados.

Nova diretoria da Coica

diretoria coica

Na ocasião também foi eleita a nova coordenação da Coica para os próximos 4 anos, com destaque para o brasileiro Elcio Manchineri, que ocupará o cargo de Coordenador do Território. Veja a diretoria eleita:

Coordenador Geral – José Gregorio Mirabal – Venezuela

Vice-Coordenadora Geral – Tuntiak Katan – Equador

Coordenador do Território – Elcio Manchineri – Brasil

Relações Internacionais – Adolfo Chavez

Direitos Humanos – Michael Garren – Guiana

Educação Ciência e Tecnologia – Abea Cacique – Peru

 

* O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e a Aliança pelo Clima custearam o deslocamento da delegação do Rio Negro ao evento em Macapá.

 

Anúncios

Sobre FOIRN - Comunicação

Somos a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro a entidade sem fins lucrativos, fundada em 30 de abril de 1987, para lutar e defender os direitos dos povos indígenas do alto Rio Negro.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 76,254 Visitas

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 76 outros seguidores

Agenda da Foirn

junho 2018
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Publicações

Foirn no twitter

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: