Encontro reúne lideranças indígenas de nove países em Bogotá para tratar de ambicioso corredor ecológico e cultural

Entre os dias 12 a 19 de agosto de 2018, diretor Isaías Pereira Fontes participou do Encontro de Coordenação Internacional de Cuenca Amazônica com Título “ Um Olhar Indígena Amazônica do Corredor Biológico e Cultural AAA (Andes- Amazônia-Atlantico)”, coordenado no Brasil pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), a qual a Foirn é base. 

39406686_10156172604143884_8106657613359349760_o
Lideranças Indígenas de nove países participaram do encontro realizado em Bogotá. Foto: Avaaz

O encontro foi apoiado por pequenas doações dos membros da Avaaz em todo o mundo, e a proposta final será trazida para os governos e para a próxima Conferência de Biodiversidade das Nação Unida em novembro.

Objetivo do Encontro

Avançar nos princípios e na contextualização e construção da visão do corredor biológico e cultural da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA) e das organizações indígenas amazônicas e construir um caminho de rota e diretrizes geral para definir as estratégias política da COICA e suas alianças com as ONGs, governo e outros atores chave, comunidade e outros para avançar na construção de implementação de iniciativa indígena para a conectividade do Andes-Amazonas e Atlântico.

Outro ponto, definir conjuntamente entre COICA os pontos focais indígenas do corredor biológico uma estratégia de comunicação e de visibilidade do processo de construção das iniciativas das organizações indígenas amazônicas.

Definir a participação dos atores convocados com fins de construir uma confiança e espirito de diálogo aberto durante o processo de acompanhamento da COICA/organizações Indígenas amazônicas e da construção das propostas da conectividade macro-regional Andes-Amazonas – Atlântico.

IMG-20180814-WA0021
Diretor da FOIRN, Isaias Pereira Fontes na mesa de debate ao lado de uma liderança indígena da Amazônia Brasileira. 

As atividades Preparatórios

 Elaborar perguntas guias que permitam aos participantes discutir previamente a intepretação da iniciativa e a maneira em que as organizações indígenas podem apontar a visão de conectividade macro-regional Andes – Amazonas – Atlântico as perguntas guias ajudaram a definir com;

  • Os conceito e elementos construtivos do corredor desde os indígenas.
  • Princípios manifestações, oportunidade, diretos e conflitos.
  • Iniciativas locais que podem ajudar a conectividade.

Declaração

O encontro encerrou com a elaboração da Declaração de povos indígenas no âmbito da reunião de coordenação internacional do corredor biocultural sagrado territorial AAA (Andes- Amazônia-Atlantico), que define, propõe metas e convida a sociedade a aderir a proposta.

Leia a Declaração: https://drive.google.com/file/d/1YprFz6Z6FB7gMTB1YfwDlcgtau7PoLxY/

Entidade Convocam-te e Organizadoras: OPIAC – AVAAZ.

Participantes: COICA, GAIA, ORPIA, APA, FOAG, OIS, COIAB, CIDOB, AIDESEP, CONFENIAE, ACITAM, ACIYA, ACIMA, AIPEA, ASOAINTAM.

 

Leia também: https://foirn.wordpress.com/2013/12/16/iii-reuniao-tecnica-binacional-brasilcolombia/

 

Publicado por FOIRN - Comunicação

Somos a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro a entidade sem fins lucrativos, fundada em 30 de abril de 1987, para lutar e defender os direitos dos povos indígenas do alto Rio Negro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: