//
você está lendo...
Uncategorized

Comunidades indígenas do Uaupés, Tiquié e afluentes fazem assembleia regional para validação do PGTA da Terra Indígena Alto Rio Negro

Entre os dias 27 e 31 de agosto, no distrito de Pari-Cachoeira, 400 indígenas estiveram reunidos para debater a governança e o bem viver em seu território, na XIII Assembleia Sub-Regional da Coitua realizada pela Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro)

Representantes dos povos Dessano, Tukano, Piratapuia, Tuyuka, Hupd’äh, Yuhupdeh, Miriti Tapuia, Bará, Tariano e Karapanã, estiveram reunidos em Pari-Cachoeira para discutir, revisar e aprovar o Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena Alto Rio Negro, durante a XIII Assembleia Sub Regional da Coordenadoria das Organizações e Povos Indígenas da Calha do Uaupés, Tiquié e Afluentes (Coitua).

DSC_3159Assembleia da Coitua em Pari-Cachoeira teve cerca de 400 participantes (foto: Janete Alves – Rede de Comunicadores Indígenas do Rio Negro/Foirn)

 

Durante a assembleia, foram encaminhadas propostas e sugestões para a melhoria da qualidade de vida na região em áreas prioritárias, como saúde e educação. “Que a partir do PGTA as instituições se sensibilizem para firmarmos termos de acordos ou termos de cooperação para assessoria técnica, de modo a buscar efetivar os objetivos institucionais entre órgãos de governo e as associações indígenas”, ressaltou o documento emitido pela Coordenadoria.

Na área da saúde indígena, por exemplo, foi solicitado que “seja criado um DSEI específico para atendimento dos povos Hupd’äh e Yuhupdeh, ou polos base especiais com equipes multidisciplinares, considerando que estes povos são de recente contato e possuem grandes dificuldades para receber atendimento da saúde indígena através do DSEI-ARN”, informou o documento. Entre as várias demandas para melhoria na área de educação, foi solicitada a criação de um polo de ensino superior no rio Tiquié.

Veja o documento completo da Assembleia com todas as propostas e sugestões.

fotos da XIII Assembleia Sub-Regional da Coitua realizada pela Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro) – Janete Alves/Rede de Comunicadores Indígenas do Rio Negro/Foirn

Carta de repúdio contra prefeito Clóvis Curubão

Além do documento final com encaminhamentos e validação do PGTA, a assembleia também redigiu uma carta de repúdio contra o atual prefeito de São Gabriel da Cachoeira (AM), Clóvis Saldanha (PT-AM), conhecido como Curubão. As lideranças indígenas reunidas em Pari-Cachoeira e a população apontaram diversas falhas de sua gestão, que esse ano foi investigada por má gestão e corrupção.

“Na prática, ao invés de o dirigente e gestor municipal cumprir com o dever constitucional de realizar as ações de saúde, educação e políticas públicas para a qualidade de vida dos povos indígenas, pratica a omissão e a negligência, além de apoiar e fazer alianças com políticos anti-indígenas (como Bolsonaro), tentando tornar inviável a vida em nossas comunidades. Isso nos faz pensar que esvaziar os nossos territórios é um interesse dele. Mas nós seguiremos mobilizados e lutando por nossos direitos, mostrando que as Terras Indígenas podem sim promover o desenvolvimento das nossas comunidades e também dos municípios, respeitando os direitos indígenas conquistados e protegendo a nossa Amazônia”, diz a carta de repúdio aprovada na assembleia de Pari-Cachoeira.

Leia a carta na íntegra

 

Saiba qual foi a Equipe de apoio durante a Assembleia composta por lideranças indígenas das bases e representantes da Funai, Foirn e ISA (Instituto Socioambiental):

  • Coordenadores/moderadores das linhas temáticas e gerais da Assembleia: Atílio Dutra, Antônio Marques, Armando Menezes, Nildo Fontes, Maximiliano Menezes, Domingos Barreto, André Baniwa, Pieter Van der Veld;
  • Relatoria geral da Assembleia: FOIRN (Ivo Fontoura, Nildo Fontes, Sandro Menezes, Anacleto Gonçalves);
  • Secretaria Geral da Assembleia: Dionísio Mesquita, Adelina Sampaio/Janete Alves/Denivaldo Cruz;
  • Equipe de animação da Assembleia: Elizangela da Silva Costa, Lucas Matos;
  • Equipe de comunicação e registro da Assembleia: Maguinês Gentil, Ovinho e Janete Alves;
  • Assessoria e sistematização do PGTA: Pieter (ISA); Ivo Fontoura (FOIRN); Túlio Caio Binot (FUNAI);

Grupos de Trabalho – GTs para revisão, ajustes e validação dos PGTAs das microrregionais e do PGTA da COITUA:

  • GT 1 – Microrregião do Alto Tiquié e afluentes (comunidades de abrangência da ATRIART);
  • GT 2 – Microrregião do Alto Tiquié e afluentes (Pari-Cachoeira/Bela Vista/São Sebastião – abrangência da CIPAC/AMIPC/ACIRU/OIBV);
  • GT 3 – Microrregião do Médio Tiquié e afluentes (comunidades de abrangência da OIDSL, ACIMET, 3TIIC, ACIRC);
  • GT 4 – Microrregião do Baixo Tiquié, Baixo Uaupés e afluentes (abrangência da ADSIRT/AMIRT);
  • GT 5 – Povo Hupda e Yuhupdé

Coordenadores de pesquisa:

  • Lucas Alves Bastos – Coordenador de pesquisa da microrregião Alto Rio Tiquié;
  • Estevão Monteiro Pedrosa – Coordenador de pesquisa da microrregião do Baixo e Médio Tiquié;
  • Rosivaldo Miranda – Coordenador de pesquisa da microrregião do Baixo Rio Uaupés;

 

 

Anúncios

Sobre FOIRN - Comunicação

Somos a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro a entidade sem fins lucrativos, fundada em 30 de abril de 1987, para lutar e defender os direitos dos povos indígenas do alto Rio Negro.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Estatísticas do blog

  • 80.297 Visitas

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 79 outros seguidores

Agenda da Foirn

setembro 2018
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Publicações

Foirn no twitter

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: