Foirn leva experiência de luta das mulheres rionegrinas para fortalecimento das Xinguanas da ATIX

encontro mulheres indigenas xingu

Representantes do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio da FOIRN marcou presença e contribuiu durante o I Encontro das Mulheres Indígenas do Xingu, realizado na Aldeia Ilha Grande nos dias  11 à 13 de maio. 

60628964_2350132375046594_7905594981459427328_o

Do lado direito a Watatakalu Yawalapiti , a Coordenadora do Departamento de Mulheres da ATIX. Foto: Reprodução/Facebook

Com objetivo de contribuir de fortalecer e consolidar a criação de um departamento de mulheres na estrutura da Associação Terra Indígena do Xingu, a coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas da Foirn, Elizangela da Silva Baré e a Rosilda Cordeiro liderança Tukano, foram até Aldeia Ilha Grande na Terra Indígena do Xingu para participar do I Encontro de Mulheres Indígenas do Xingu.

No primeiro dia, foi apresentado a linha do tempo da luta das mulheres Xinguanas durante os últimos dez anos. Onde foi destacado a participação delas no movimento indígena, especialmente nas discussões sobre a saúde indígena. Nesse processo histórico de participação, destaca-se a Mapulu Kamayurá, uma das primeiras conselheiras de saúde e pajé do Alto Xingu, que recebeu Prêmio de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos em 2018.

As mulheres indígenas representantes da Foirn do evento, contribuiu no relato de experiências da luta e da organização institucional e gestão territorial. O Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro, atualmente congrega 33 associações de mulheres indígenas distribuídas em 3 municípios: São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos.

“Falamos da nossa organização interna e como funciona o departamento e sua articulação com as associações das mulheres indígenas aqui no Rio Negro. Nossa contribuição foi com nossa experiência, a experiência das mulheres indígenas do Rio Negro”. Afirma, Elizangela Baré.

A Watatakalu Yawalapiti do Alto Xingu foi indicada para coordenadora e Amairé Kaiabi Suiá do Baixo Xingu para secretária do Departamento das Mulheres do Xingu que serão referência a partir de agora para continuar a luta das mulheres indígenas do Xingú.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: