Povos Tukano e Desano da TI Balaio inauguram maloca para o fortalecimento da cultura

Maloca inaugurada na comunidade Balaio – BR 307.

A Comunidade Balaio, na Terra Indígena Balaio, a 100 km da sede do município de São Gabriel da Cachoeira, tem agora uma maloca ou Casa do Saber. A inauguração da estrutura, que fortalece a cultura dos povos Tukano e Desano, aconteceu no dia 3/7 e foi celebrada com a tradicional cerimônia do Dabucuri. A iniciativa é da Associação Indígena Balaio, com apoio da FOIRN, Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Negro (Dsei-ARN) e Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi).

Manter e transmitir a cultura para a nova geração foi o motivo das lideranças indígenas e da comunidade pensarem e construírem o espaço, que traz na essência o espírito e o conhecimento tradicional.

“A Casa do Saber vai ajudar no resgate, manutenção e transmissão dos saberes e conhecimentos dos povos que vivem ali para as novas gerações. Sempre bom lembrar que a comunidade Balaio foi também atingida pela pandemia, mas se tornou referência no uso da medicina tradicional para enfrentar essa doença”, afirmou Adão Francisco, diretor da FOIRN de referência da Coordenadoria das Associações Indígenas do Alto Rio Negro, Xié e Terra Indígena Balaio.

 A maloca da comunidade Balaio, construído com a liderança do conhecedor tradicional Ricardo Marinho Veloso, 68, do povo Dessana, é mais uma a ser erguida na região do Rio Negro, sendo que outras estão sendo construídas e inauguradas na região do rio Ayari e no Alto Tiquié.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: