Grafiteiro Raiz homenageia Feliciano Lana em São Gabriel da Cachoeira

Com projeto agraciado pelo Governo do Amazonas, Raiz oferecerá uma oficina colaborativa
que vai homenagear o artista e liderança indígena da região

Feliciano Lana e Raiz Campos em São Gabriel da Cachoeira – em 2018 . Foto: Juliana Radler/ISA

Uma perda irreparável para a comunidade Dessana, o artista indígena Feliciano Lana faleceu em 2020, vítima de coronavírus. Muito além de um líder memorável, Lana também deixou registrado um legado com seu talento para artes plásticas, nas quais mantinha vivas as narrativas de seu cotidiano e histórias sobre a vida indígena.

Em respeito à autoridade construída por Lana e sua arte, o grafiteiro Raiz Campos, conhecido pelos seus grandes murais com representações indígenas, apresenta um projeto artístico beneficiado pelo Governo do Amazonas, em que irá homenagear Feliciano Lara em sua comunidade.

O ‘Muralizar: do Raiz ao Lana’ será uma oficina colaborativa para revitalizar o Muro do Bispo, em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, noroeste do Amazonas. A ideia é que toda a comunidade participe do trabalho que, além de trazer mais arte ao município, será um momento de aprendizado sobre técnicas do grafite e muralismo para os participantes, resultando em um espaço emblemático para homenagear Feliciano Lana. “Fiquei muito feliz com a proposta do Governo do Amazonas em criar um prêmio com o nome do Feliciano Lana mantendo viva sua história. Pouquíssimos lugares do Brasil dão crédito e valorizam os indígenas e isso, para mim, foi um incentivo para submeter um
projeto dedicado a Lana em sua própria comunidade”, conta Raiz.

A oficina ocorre entre os dias 19 a 22 de Agosto em São Gabriel da Cachoeira e a expectativa do artista é proporcionar uma experiência única, compartilhar conhecimento e colaborar com a preservação da memória de Lana em sua região. O trabalho será realizado respeitando as medidas de segurança, com número limitado de participantes que deverão usar máscara, manter o distanciamento e higienizar as mãos com álcool.


In Memoriam

Para Raiz, voltar a São Gabriel da Cachoeira sempre é um momento especial de muito aprendizado e apreciação da cultura amazonense. O grafiteiro relembra que teve dois momentos marcantes de encontro com o artista plástico no município, sendo o primeiro em 2018, quando aplicou uma oficina colaborativa para revitalizar um mural na Ilha Adana e o segundo, em 2019, para fazer um trabalho junto ao desenhista para o Museu Etnológico de Berlim e Museu do Brasil.

“Foi um privilégio e uma honra trocar ideias com Feliciano e conhecer seus desenhos, um homem repleto de histórias, cultura rica e preocupado em fazer o melhor para sua comunidade”, relembrou.

Poster da Atividade que será realizado em São Gabriel da Cachoeira

Serviço
O quê? Projeto Muralizar: de Feliciano a Raiz. Oficina colaborativa de grafite e muralismo
do grafiteiro Raiz.
Quando? De 19 a 22 de Agosto
Onde? São Gabriel da Cachoeira.
Para mais informações acompanhe o instagram.com/raiz.campos/ ou entre em contato pelo
número (92) 98230-4922.

Publicado por FOIRN - Comunicação

Somos a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro a entidade sem fins lucrativos, fundada em 30 de abril de 1987, para lutar e defender os direitos dos povos indígenas do alto Rio Negro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: