2ª Etapa do Projeto Mukaturu – Comunidades de autocuidado

2ª Etapa do Projeto Mukaturu – Comunidades de autocuidado foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro de 2021, no ISA- S.G.C.

A segunda etapa do curso sobre autocuidado, contou com 14 participantes vindas das 5 coordenadorias das áreas de abrangência da FOIRN e 05 mulheres da sede São Gabriel.
Ao longo do mês elas foram instruídas a buscar e manter o autocuidado com alimentação, priorizando os alimentos regionais, sem açúcar, cultivados em suas roças, em vez de consumir alimentos industrializados.

As participantes também puderam compartilhar, as experiências das mudanças nos hábitos alimentares e também introduzindo exercícios físicos no dia – dia, também tiveram a proposta de construção de um cardápio regionalizado e valorização dos alimentos tradicionais.

No curso também foi abordado o tema da Covid-19, os protocolos de segurança, uso de máscara, nas falas das participantes foram tratados assuntos como: as dificuldades no enfrentamento da Covid-19 e as sequelas deixadas pela contaminação do vírus, fizeram exposição das preocupações em relação a Covid-19 e a perda de entes queridos e amigos pela Covid-19.

Ao final do curso as participantes receberam apostilas com roteiros das aulas em pen drive para seguirem repassando o autocuidado em suas comunidades nas bases e assim poder expandir a rede de autocuidado para a saúde e bem-estar da população indígena.

Publicado por FOIRN - Comunicação

Somos a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro a entidade sem fins lucrativos, fundada em 30 de abril de 1987, para lutar e defender os direitos dos povos indígenas do alto Rio Negro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: