FOIRN SE PREPARA PARA REALIZAR A II OFICINA DO FUNDO INDÍGENA DO RIO NEGRO – FIRN

Indígenas representando as 15 associações de base vão participar da formação, assessoria técnica, instruções para a execução dos projetos,  entrega das prestações de contas e dos relatórios narrativos.

A II Oficina de Trabalho do Fundo Indígena do Rio Negro (Firn) terá inicio às atividades nesta segunda feira (12) e vai até o dia 16 de setembro de 2022, no telecentro do Instituto Socioambiental (ISA).

São 15 associações de base que tiveram seus projetos aprovados pelo primeiro edital do Firn, foram contratados na I Oficina de trabalho do FIRN, realizada em São Gabriel da Cachoeira entre os dias 14 a 23 de março deste ano, a partir daí começou a etapa de implementação dos projetos.

O FIRN também realizou visitas às comunidades onde os projetos estão sendo implementados e sessões de atendimento e monitoramento dos projetos por sub-regiões.

Os projetos inscritos no FIRN seguem pelo menos os seguintes temas:

Cultura

Projetos que atendam à valorização dos saberes e das práticas de conhecimento tradicional dos povos indígenas rionegrinos. Ou seja, projetos que atuam no fortalecimento das línguas, das técnicas artesanais e de manejo (como na agricultura, pesca, uso de recursos florestais, etc), das práticas rituais, dos cantos e danças, entre outros conhecimentos, favorecendo a circulação de saberes entre as gerações.

Economia sustentável indígena 

Iniciativas de geração de renda que promovam o bem viver das comunidades através da valorização dos conhecimentos indígenas, dos conhecimentos técnicos e científicos, da inovação e da criatividade no uso sustentável dos recursos.  

Segurança alimentar 

Projetos que fomentem práticas e conhecimentos relacionados ao sistema agrícola tradicional do Rio Negro ou alternativas de produção para as famílias e comunidades, como piscicultura e criação de pequenos animais. Também se enquadram nesse tema os projetos que fortalecem o manejo sustentável da pesca caçam e coleta.

Mais detalhes da II Oficina, você pode acompanhar diariamente em nossas redes sociais da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN).

Realização: FOIRN

Parceria: ISA

Apoio: Embaixada Real da Noruega – ERN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: