CARTA DE LIDERANÇAS INDÍGENAS DO RIO NEGRO MANIFESTO DE APOIO AO  DIRETOR PRESIDENTE DA FOIRN MARIVELTON BARÉ AO GT DE TRANSIÇÃO DO GOVERNO

Nós lideranças indígenas dos 23 povos participantes da XVI Assembleia Geral Ordinária da FOIRN, reunidos nos dias 24 a 26 de novembro de 2022, na comunidade Cartucho – Terra Indígena Médio Rio Negro II, município de Santa Isabel do Rio Negro, vem por meio desta Moção, MANIFESTAR APOIO AO DIRETOR PRESIDENTE DA FOIRN MARIVELTON BARÉ, e REPUDIA a perseguição política, que está sendo feita por uma minúscula parte do Setorial Nacional de Assuntos Indígenas do Partido dos Trabalhadores, contra Marivelton Baré – representante legítimo dos povos indígenas do Rio Negro.

O então coordenador do PT que trata nacionalmente sobre assuntos indígenas lançou uma nota pública, no dia 18 de novembro, para atacar o presidente da FOIRN. O documento questiona a legitimidade de Marivelton para compor o Grupo de Trabalho do Governo de Transição para o tema Povos Indígenas.

Acreditamos ser legítimo que a setorial do PT busque assento no GT de Transição para assuntos indígenas, mas jamais iremos tolerar ataques que afrontam e deslegitimam o trabalho das nossas lideranças e do movimento indígena do Rio Negro, em especial nesse caso ao dirigente maior da FOIRN, que desenvolve ações em defesa dos direitos dos povos indígenas, reconhecida em nosso território, a nível nacional e internacional.

Agradecemos a APIB e a COIAB e a todas as organizações que somam e reafirmam o apoio a indicação de Marivelton Baré, da mesma forma que apoiamos todos os indicados e que estão compondo a equipe de transição do Governo Lula.

Exigimos respeito a nossa maior liderança indígena, o diretor presidente da FOIRN Marivelton Baré e aos 23 povos indígenas do Rio Negro.

Comunidade Cartucho – Terra Indígena Médio Rio Negro II – SIRN-AM, 26 de Novembro de 2022.

Leia a carta na íntegra

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: