Nós lideranças indígenas dos 23 povos participantes da XVI Assembleia Geral Ordinária da FOIRN, reunidos nos dias 24 a 26 de novembro de 2022, na comunidade Cartucho – Terra Indígena Médio Rio Negro II, município de Santa Isabel do Rio Negro, vem por meio desta Moção, MANIFESTAR APOIO AO DIRETOR PRESIDENTE DA FOIRN MARIVELTON BARÉ, e REPUDIA a perseguição política, que está sendo feita por uma minúscula parte do Setorial Nacional de Assuntos Indígenas do Partido dos Trabalhadores, contra Marivelton Baré – representante legítimo dos povos indígenas do Rio Negro.
O então coordenador do PT que trata nacionalmente sobre assuntos indígenas lançou uma nota pública, no dia 18 de novembro, para atacar o presidente da FOIRN. O documento questiona a legitimidade de Marivelton para compor o Grupo de Trabalho do Governo de Transição para o tema Povos Indígenas.
Acreditamos ser legítimo que a setorial do PT busque assento no GT de Transição para assuntos indígenas, mas jamais iremos tolerar ataques que afrontam e deslegitimam o trabalho das nossas lideranças e do movimento indígena do Rio Negro, em especial nesse caso ao dirigente maior da FOIRN, que desenvolve ações em defesa dos direitos dos povos indígenas, reconhecida em nosso território, a nível nacional e internacional.
Agradecemos a APIB e a COIAB e a todas as organizações que somam e reafirmam o apoio a indicação de Marivelton Baré, da mesma forma que apoiamos todos os indicados e que estão compondo a equipe de transição do Governo Lula.
Exigimos respeito a nossa maior liderança indígena, o diretor presidente da FOIRN Marivelton Baré e aos 23 povos indígenas do Rio Negro.
Comunidade Cartucho – Terra Indígena Médio Rio Negro II – SIRN-AM, 26 de Novembro de 2022.
Deixe um comentário