Seminário reuniu Coordenadorias Regionais para avaliação e planejamento de atividades em São Gabriel da Cachoeira

DSC05945

O Seminário de Avaliação e Planejamento das Coordenadorias Regionais, foi realizado no âmbito do Projeto de Fortalecimento Institucional da FOIRN e das Coordenadorias Regionais apoiado pela Embaixada Real da Noruega (ERN) através do Programa de Apoio aos Povos Indígenas. O evento aconteceu entre 25 a 26 de setembro, no Espaço Público do Instituto Socioambiental (ISA) em São Gabriel da Cachoeira.

No primeiro dia teve como pautas, apresentações de relatórios de atividades do primeiro semestre, troca de experiências e discussões sobre “o que entendo por fortalecimento” e “o que seria uma Coordenadoria fortalecida? Os trabalhos realizados pretendem colaborar na formação das lideranças.

Foi também apresentado o histórico de contato e de parceria da FOIRN com a Embaixada da Noruega, que começou em 2010, e em 2011, foi aprovado a proposta de apoio ao fortalecimento das Coordenadorias Regionais. A necessidade de fortalecer as Coordenadorias Regionais foi um dos pontos apontados e recomendado por uma avaliação realizada pela FOIRN/ISA/Horizont3000 em 2007.

No segundo dia, as atividades se voltaram a uma discussão e a atualização de plano de trabalho, onde mencionaram as prioridades e apontaram o que será realizado no segundo semestre de 2014. As linhas de ação das Coordenadorias Regionais: Fortalecimento Institucional e Desenvolvimento Regional Indígena Sustentável.

De acordo com as apresentações dos resultados de discussão em grupos, para conseguir alcançar o objetivo: Coordenadorias Regionais (CR) fortalecidas, atuantes e com autonomia e sustentabilidade, é necessário que: – Lideranças das CRs sejam continuamente capacitados, CRs com sedes estruturadas e bem equipadas, CRs com planejamento estratégico atualizado, Participação crescente de mulheres e de jovens nas CRs e associações de base, Crs conhecerem e interferirem nas políticas publicas, Atuação articulação Associações de base-Coordenadorias Regionais-FOIRN,  CRs e associações de base realizam periodicamente assembleias participativas e democráticas,CRs com boa estrutura de comunicação e transporte, CRs com maior autonia financeira, Crs visitam com regularidade comunidades e associações de base, Lideranças das CRs comprometidas e atuantes, CRs são ativas na implementação de ações de DRIS (Desenvolvimento Regional Indígena Sustentável), CRs capacitam associações, Associação de base com bom planejamento e CRs comunicam ações para comunidades, FOIRN e sociedade.

Representantes da ERN, Sissel H. Steen – Ministra Conselheira, Patrícia Benthien – Oficial do Programa de Apoio aos Povos Indígenas no Brasil e consultor Luciano Padrão participaram do evento, que de acordo elas, foi muito produtivo. “Estamos vendo que vocês (Coordenadores Regionais), estão se esforçando para alcançar os objetivos que vocês elaboraram, com isso, vocês estão contribuindo para o fortalecimento das Coordenadorias Regionais e Associações de base”-diz Patrícia

DSC05976

A visita ao Rio Negro também teve na programação a participação da cerimônia de inauguração da sede da CAIARNX na comunidade Juruti – Alto Rio Negro.

O próximo seminário está previsto para fevereiro de 2015.

Resposta

  1. […] A atividade faz parte das atividades do Projeto de Fortalecimento Institucional das Coordenadorias Regionais da FOIRN apoiado financeiramente pela Embaixada Real da Noruega – ERN (saiba mais sobre o Programa de Apoio aos Povos Indígenas da ERN), e, executado pela FOIRN em parceria com o ISA, que teve o primeiro seminário realizado em setembro de 2014. […]

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.